Raça Simbrasil


Raça Simbrasil
Meio século de história



A história da criação do Simbrasil teve início em 1945, quando Agostinho Caiado Fraga, vislumbrou a viabilidade de fixação da raça, com base no resultado de cruzamentos entre animais simental e guzerá, feitos por ele em seu criatório, em Muqui (ES).


Em 1976, foram registrados os primeiros animais com sangue fixado em 5/8 simental e 3/8 zebu, no Ministério da Agricultura.


Em 1984, Agostinho Caiado Fraga funda a Associação Brasileira dos Criadores de Gado Simbrasil, entidade ligada a Associação Brasileira dos Criadores da Raça Simental, em Cachoeiro de Itapemirim (ES).


Foram vários anos de luta dos criadores para o reconhecimento oficial da raça junto ao Ministério da Agricultura. Toda a documentação ficou engavetada na burocracia governamental 1989.


Nesse ano, a raça Simbrasil foi o grande sucesso da 1ª Exposição Nacional de Cruzamentos Zebuínos, realizada durante a Expozebu, em Uberaba (MG).

Entre os cruzados de todas as raças européias, o campeão Novilho Precoce foi o garrote 5/8 simental/zebu, Ilusivo do Sossego, do criador César Andrade, de Nenuque (MG), que pesou 372 quilos aos sete meses de idade.

Sim Brasil



Agostinho Caiado Fraga, aproveitou a festa e num golpe de sabedoria, puxou o então ministro da Agricultura, Íris Rezende, do palanque, levou-o para perto do campeão Ilusivo, colocou na mão dele um alicate tatuador e num gesto simbólico, disse: “Ministro, nos dê a
honra de registrar o primeiro animal da nova raça Simbrasil do país.

E registra aí excelência, porque os ministros passam, mas a raça Simbrasil vai ficar”.



   
Voltar
2017 - Du Simbrasil Ltda.
Fone/Fax: 14 3882.6181/99775.1184
PLS | websoft