Du Simbrasil


Du Simbrasil
Nossa história com o Simbrasil começou em 1987, quando assumimos um plantel que vinha sendo selecionado pela nossa família. Ao mesmo tempo, auxiliamos a formação de muitos outros plantéis que iniciavam a criação desta raça.

Nesses quase 22 anos passaram pela nossa mão mais de 1000 (mil) vacas Simbrasil adquiridas de selecionadores de todo o Brasil.

Observei que, mesmo sendo um gado de dupla aptidão, existiam fêmeas que se destacavam na produção leiteira.

Notei que a maioria delas era fruto de cruzamentos de Simental de linhagem leiteira com base Gir e Guzerá.

Destas fêmeas selecionei oito, sendo que cinco delas produziram excelentes filhos, com bom desenvolvimento, ótima produção de leite e muito férteis.

Constatei também que de todos os touros Simbrasil existentes, dois transmitiam muito leite às suas descendentes. Acasalei estes touros com as cinco fêmeas que selecionei, e deste acasalamento obtive produtos já P.S.(Puro Sintético) com ótima produção de leite,precocidade e bom ganho de peso.

Para prosseguir neste trabalho, cruzei uma vaca 1/2 sangue simental 1/2 zebu leiteiro com o touro Gir de melhor prova para produção de leite da época.

Obtive como fruto deste acasalamento o touro DU DEFENSOR, animal 1/4 Simental e 3/4 Zebu de leite.
Com o objetivo de obter animais de alta produção, adiquiri coletas de 3 das melhores vacas leiteiras Simental e acasalei com DU DEFENSOR. AS vacas eram as seguintes: Vedete da Santa Andréa (Campeã do Concurso Leiteiro da Exposição de Batatais 2005 com produção acima de 43 Kg dia), Aida da Santa Andréa (Campeã de Produção de Leite em 2005 e Bi-Campeã da Expomilk 2004 e 2005 com produção acima de 55 Kgleite/dia) e da vaca Vivi da Arroio(Recordista Nacional de Controle Leiteiro, com produção acima de 10.000 Kg).

Para reforçar e diversificar a genética adquiri ainda novilhas Gir, filhas de vacas com produção acima de 8.000 Kg e estou acasalando com touros simental provados para leite e carne, das linhagens alemã,austríaca e montbeliarde (francês).

Novas linhagens, foram trabalhadas com os seguintes animais: da vaca Gir Lianca dos Poções, filha de Radar dos Poções, touro número 1 no sumário de touros da ABCZ 2008 com PTAL 695,5 e foi recordista de preço em venda de sêmen, tendo sua dose comercializada acima de R$ 15.000,00, acasalada com o touro Simental PO Mosmont, na Alemanhã aumentou mais de 600 Kg a lactação de suas filhas. No Brasil produziu animais campeões de pistas e produção. Zurita sua filha foi amelhor vaca do ranking da raça em 2003, um de seus filhos, Brasil, foi o campeão de ganho de pso na prova do centro de avaliação de touros de 2002.

Uma outra linhagem nova que trabalhamos foi a da vaca Simental Montbeliarde Vogue do Canário, vaca que foi Reservada Campeã Torneio Leiteiro da Expomilk 2005, com produção média diária de 54.818 Kg (em 3 ordenhas diárias) e produziu 10.900 Kg/lactação com média de 36 Kg/dia (ótima persistência leiteira)com o touro da raça gir leiteiro, Efalc Paraiso Caju, filho de Caju um dos formadores de linhagem de gir leiteiro no Brasil. Sua mãe, Jaca da Silvânia tem produção de 9.671 Kg de leite e foi recordista na Expomilk em 1997 com 41,87 Kg leite/dia.

Começamos a trabalhar com uma linhagem a partir de guzerá leiteiro, qual selecionamos da Fazenda Ingá, esta tradicional na produção de Simental e Guzerá Leiteiro, entre as vacas 1/2 sangue Simental/Guzerá escolhemos duas que já tinham acima de 13 anos de idade com 10 crias e com produçãode leite acima de 20 Kg/dia.

De uma delas Remendeira do Ingá, produzimos um touro que se chama Du Indiano, touro este filho de Abacate que é filho de Aladim S, touro expoente na raça guzerá, é top 0,1% para indíce de qualificação genética, reunindo em sua genealogia uma sucessão de caracteres positivos para habilidade maternal e ganho de peso seguindo as diretrizes de uma pecuária moderna e produtiva.

Com o touro Du Indiano, touro este, 1/4 simental e 3/4 guzerá leiteiro, que aos 14 meses já estava produzindo sêmen, fizemos uma coleta de embrião da vaca Amilka do Lançoni de propriedade do Mamado da Taurus Genética, onde conseguimos 9 prenhezes em uma coleta. Amilka é uma vaca muito rústica, extremamente produtiva, com excelente produção leiteira, sendo uma das melhores doadoras do plantel do Mamado.

Com isto, teremos uma grande diversidade genética para acasalar entre as linhagens e produzir animais muito férteis,excelentes produtores de leite e carne.

Para dar continuidade ao nosso trabalho, acasalamos as fêmeas resultantes do acasalamento de Vougue do Canário e Efalc Paraiso com o touro gir leiteiro Casper TE de Kubera, touro que foi a grande sensação pois liderou no 19º Grupo de touros avaliados pela ABCZ e ABCGGIl. Casper sumarizado pela primeira vez alcança a marca de PTA leite 528,4 Kg , classificando em primeiro lugar no 19º Grupo e 5º na Classificação Geral.
Casper TE Kubera é filho de CA Sansão em uma das melhores matrizes da raça, Ovação de Brasilia. Que ainda traz Luziada de Brasilia como sua segunda mãe e Grinalda de Brasília como sua terceira mãe. Deste acasalamento conseguimos já obtivemos duas fêmas, as quais serão acasaladas com o touro simental Montbeliarde Triomphe.

Nas filhas de Mosmont e Lianca dos Poções, utilizamos no acasalamento o touro Marcante Pati da Cal, touro Grande Campeão Nacional 2011, um dos liberes do sumário da ABCZ, transmite a sua filhas ótimos uberes e alta produção. Deste acasalamento conseguimos 4 fêmeas e 2 machos. As fêmeas serão cruzadas com dois touros simental, Weinold de linhagem alemã e Fleuron de linhagem suiça, e mais um outra nova opção alemã ou austriaca que estamos buscando.
Quanto aos dois machos resultantes deste acasalamento, estamos separando e preparando um deles, de nome Du Marcante, para coleta de sêmen em central para que suas doses possam ser utilizadas na cruza de vacas simental puras.

Começamos novas linhagens de simbrasil a partir da vaca gir leiteiro Bradaka filha de Andaka dos Poções, com o touro simenta austriaco Rodeo. Deste acasalamento temos como fruto 2 fêmeas e 1 macho.

Também começamos uma linhagem com a vaca simental Formosura da Santa Andrea e o touro gir leiteiro major dos Poções, acasalamento que resultou em 4 fêmeas.

No ano de 2011, começamos o controle leiteiro oficial de todas as nossas doadoras, inclusive irmãs próprias e filhas de nosso principal touro, Du Gold.

Neste controle leiteiro oficial, em novembro de 2012, já temos 12 vacas com lactação encerrada, sendo que uma destas é filha de Du Gold.

Começamos também no mês de novembro de 2012, o controle leiteiro oficial das novilhas 1/4 Simental 3/4 Gir Leiteiro, Simbrasil 5/8 e Simbrasil PS.

De dezembro de 2012 a dezembro de 2013 teremos mais 20 fêmeas em controle, sendo 16 novilhas e 4 vacas. Muitas destas fêmeas são filhas de vacas que já possuem controle leiteiro e algumas filhas de nossos principais touros: Du Gold, Du Jumbo e Du Indiano.

Com isso atingiremos uma parte de nosso objetivo que é ter todas as vacas do plantel com Controle Leiteiro Oficial.













   
Voltar
2018 - Du Simbrasil Ltda.
Fone/Fax: 14 3882.6181/99775.1184
PLS | websoft